segunda-feira, 21 de maio de 2018

015 - O Museu Espacial

Divulgação
O Museu Espacial, ou The Space Museum, é o sétimo arco da 2ª Temporada, e foi transmitido pela primeira vez entre 24 de abril e 15 de maio de 1965.

Episódios:

O Museu Espacial (The Space Museum)
As Dimensões do Tempo (The Dimensions of Time)
A Busca (The Search)
A Fase Final (The Final Phase)

Duração total dos quatro episódios: 1:31:37

Sinopse:

A TARDIS aterrissa perto de um enorme museu espacial, mas pula uma linha temporal para o futuro. O Doutor, Ian, Barbara e Vicki têm uma série de experiências estranhas enquanto entram e saem do museu, entre outras, poderem ver os militares Moroks que lideram o museu, mas eles não podem ver os viajantes, tampouco os nativos Xerônios podem.

Curiosidades e Bastidores:

O Museu Espacial ocorre em Xeros, um planeta subjugado pelo império Morok, agora lar de um vasto museu e uma jovem população rebelde. A história apresenta muitos elementos originais de ficção científica, é a primeira da série a lidar com as dimensões de tempo e espaço e a primeira a apresentar linhas de tempo alternativas.

William Hartnell estava de férias durante a gravação do episódio 3, por isso ele só aparece na repetição da cena do episódio 2.

O episódio 1 começa com uma breve repetição do episódio 4 de A Cruzada, que hoje em dia é o único fragmento de vídeo que sobrevive desse episódio.

Esta história apresenta Jeremy Bulloch como artista convidado, que interpretou posteriormente Hal em O Guerreiro do Tempo. Além disso, Peter Craze, que interpretou Dako, é o irmão mais novo de Michael Craze, que interpretaria o acompanhante Ben Jackson de 1966 a 1967.

Este arco foi publicado em VHS em 1999 junto com os dois episódios sobreviventes de A Cruzada. O áudio foi publicado em CD em 2009 com narração de Maureen O'Brien.

John Sinnott, do DVD Talk, escreveu: "havia muitos momentos de grande enredo que serviam para manter os telespectadores especulando, e alguns momentos sutis de comédia que realmente adicionaram muito à série inteira". Em 2010, Charlie Jane Anders, do io9, listou o suspense do primeiro episódio como um dos melhores do programa.

Artes Relacionadas:
Simon Hodges